quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CURSO APRENDIZAGEM ONLINE - AULAS 21 e 22 - Produção de slides no Google Docs e inserção de curtas no Blog

Profª Liana do Rosario de Moura

Para as nossas aulas ficarem mais interessantes e prazerosas devemos pensar em atividades que estimulem o nosso aluno. O cinema pode ser um recurso pedagógico interessante, não só pelo aspecto didático mas também por sensibilizar o gosto pelas artes. Temos disponível na web alguns sites que possibilitam assistir curtas interessantes, para essa aula vamos conhecer o Porta Curtas.

Faça a solicitação do código no Porta Curtas para publicar o curta de seu interesse. O código será enviado para o seu e-mail. Copie e cole o código na aba HTML de uma nova postagem do seu blog.


Você agora vai conhecer outro ferramenta do Google. O Google Docs é uma ferramenta de publicação de slides e outros arquivos (PDF e XLS). No vídeo abaixo você verá como trabalhar com documento de texto e planilha. Veja as orientações no slide a seguir de como produzir uma apresentação e publicar em uma postagem do blog.





Tarefa:

  • Selecione um filme do Porta Curtas que esteja relacionado ao tema do seu blog. Faça uma produção no Google Docs de encaminhamento de atividades para uso didático do filme selecionado. Produza 3 ou mais slides direcionando a atividade do filme. Veja sugestão no próprio site do Porta Curtas no link Parecer uso Pedagógico. Publique os slides e copie o código gerado na aba HTML do seu Blog.

  • Elabore uma pequena sinopse do filme assistido utilizando o editor de texto do Google Docs. Compartilhe o texto com um ou mais colegas convidando-os para elaborar questões pertinentes ao filme. Faça publicação da atividade. Copie e cole o link em seu blog.

  • Liste os nomes de alguns alunos de sua escola em uma planilha do Google Docs. Nomeie algumas atividades que podem ser desenvolvidas a partir do curta selecionado e estabelece valores para cada atividade planejada. Faça publicação da atividade. Copie e cole o link em seu blog.

Nenhum comentário: