terça-feira, 1 de abril de 2008

CURSO APRENDIZAGEM ONLINE - AULA 2

Profª Liana do Rosário de Moura

NOÇÕES BÁSICAS DE INTERNET
  1. Anote alguns termos que vc desconhece mas bastante usado quando o assunto é internet. Acesse a enciclopédia virtual - wikipédia e pesquise os termos registrados;
  2. Busque no Google assuntos complementares do uso da internet aplicados à educação, utilizando os comandos de restrição de busca apresentados no site navegado na aula 1;
  3. Crie uma pasta em meus "favoritos" e salve os sites pesquisados nessa pasta;
  4. Vamos participar! Socialize suas reflexões, dúvidas e conhecimentos na ferramenta "comentários" logo abaixo.

36 comentários:

Liana do Rosário disse...

Bem-vindos ao nosso ambiente de discussão. Registre suas dúvidas e conhecimentos adquiridos na aula 2. Que palavras pesquisou na wikipédia e que aprendeu? Ajude também a tirar dúvidas dos seus colegas.

Anônimo disse...

salvar artigos em pastas.Aprendie o significado de algumas palavras com wikiwike ewikipédia foi um bom inicio
Marlete

Anônimo disse...

Bastante interessante a aula de hoje, o vídeo "Evoluçao de Internet" me fez refletir sobre o quanto precisamos pensar na responsabilidade que temos de "educar" nossos alunos para o uso da internet nos dias atuais. Em seguida, fizemos pesquisa, no meu caso, delimitei internet + lingua Portuguesa e encontrei artigos e entrevistas sobre o internetês dos adolescentes.

Anônimo disse...

Achei o vídeo muito interessante, são previsões até um pouco tímidas uma vez que é difícil saber até onde a internet pode nos levar.
Quanto as palavras encontrdas não tive dificuldade de entender a maioria eu já conhecia.
Quanto a pesquisa avançada eu tive bastante dificuldade de encontrar o asunto que me interessava. Natal, 14 de agosto de 2008

Anônimo disse...

Bastante interessante a aula de hoje, o vídeo "Evoluçao de Internet" me fez refletir sobre o quanto precisamos pensar na responsabilidade que temos de "educar" nossos alunos para o uso da internet nos dias atuais. Em seguida, fizemos pesquisa, no meu caso, delimitei internet + lingua Portuguesa e encontrei artigos e entrevistas sobre o internetês dos adolescentes.

Carmélia Lima

Anônimo disse...

Apesar de possuir apenas um conhecimento superficial a respeito de internet consegui realizar as atividades propostas sem muita dificuldade.Quanto ao vídeo, foi interessante, pois nos forneceu elementos para uma boa discussão a respeito da evolução da humanidade.

Valdir Jr

Anônimo disse...

hoje assisti o vídeo que falava da evolução da internet. utilizei a enciclopédia virtual para verificar significados de palavras que desconhecia.Acho importante o uso desse recurso, pois é uma ferramenta a mais que favorece a aprendizagem.
Marinalda

Anônimo disse...

DIANTE DO VIDEO FICA EVIDENTE, QUE A VIDA REAL E O AMBIENTE VIRTUAL ESTÃO CADA VEZ MAIS PARECIDOS.POIS PESSOAS DO MUNDO INTEIRO UTILIZAM A REDE DE COMPUTADORES E E PASSAM A VIVER E FAZER COISAS NO MUNDO VIRTUAL,LER, COMPRAR, ESTUDAR ENTRE OUTRAS. FICA TAMBÉM OBVIO QUE A REDE ESTÁ TOMANDO CONTA DO MUNDO DA COMUNICAÇÃO MIDIA E MULTIMIDIA JORNAIS, REVISTAS, TV E OUTROS TANTOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

RITIER

Anônimo disse...

Iza Maria


A Internet Aplicada à Educação, se constitui numa ferramenta indispensável ao docente, visto que possibilita a ampliação de conhecimentos através do uso da tecnologia

Anônimo disse...

O vidio assistido fortalece a grande importância de nós educadores nos aperfeiçoarmos nesse veículo de comunicaçao que vem crescendo a cada dia e precisa ser utilizado na sala de aula como mais uma fonte de pesquisa.
Fabiana

Anônimo disse...

Oi Camélia agora já podemos nos comunicar pelo yahoo!

Meu e-mail é idlanascimento@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Pesquisei algumas palavras do video " Evolução da internet" e, claro, aprendi conceitos novos ligados à tecnologia. Incrível como nós professores que estamos com os jovens todos os dias ainda estejamos tão atrasados em relação ao uso das TICs e da internet.Rosário Araújo

Anônimo disse...

Viajar pela internet é sempre muito bom. O conhecimento que os sites trazem utilizando hipertextos faz com que tudo seja mais facil, pratico e completo de se encontrar. Minhas maiores duvidas são com relação aos sites que podemos acessar sem que tenhamos problemas com virus, contas, ou se são apropriados para menores (no caso os alunos). apesar de tudo, vejo a interenet como uma evolução indescritivel, e indispensavel para aumentar nosso conhecimento e visão de mundo, além de nos auxiliar em sala de aula.

Anônimo disse...

O mecanismo de busca e informações da Wikipédia e do google, é simplesmente fantástico e super atual. importante se faz lembrar, que os mecanismos de enciclopédias virtuais são uma ferramenta a mais no mundo da informação e do conhecimento Online.
Marysa Santos Oliveira

Anônimo disse...

É de suma importância para nós educadores esse curso, pois nos levar a descobrir outras facetas da internet. Oscar Passos

Anônimo disse...

A atividade é interessante, propõe que você seja autodidata, o limite dos novos conhecimentos vão de acordo com a sua curiosidade.
Sonia

Anônimo disse...

Assití o vídeo, e anotei várias palavras que estão no nosso dia a dia, mas que não tinha despertado a curiosidade para pesquisar os seus respectivos significados. A pesquisa dos significados das palavras foram pesquisadas na wikipédia, assim como no google.
Ambas tem significados semelhantes.
É muito interessante as contribuições que um curso dessa natureza nos proporciona, uma vez que nos desperta para prestar mais atenção no nosso dia a dia e como essas palavras estão presentes.
por enquanto é isso.

Anônimo disse...

Avatar em informática é a representação gráfica de un utilizador em realidade virtual. Ex: Um utilizador pode substituir a foto por um gráfico.
Dalva

Anônimo disse...

ANA LUCIA DE LIMA
Após assistir o vídeo " A evolução da internet " detectei alguns termos desconhecidos para mim, destaquei dois que me chamaram a atenção que foram: NAPSTER e AVATAR
O Napster foi um programa de compartilhamento de arquivo em rede p2p, onde permitia que o usário fizesse o download de
um computador de maneira
descentralizada. AVATAR de acordo com a tecnologia pode variar desde um sofisticado modeli 3D até uma simples imagem.

Anônimo disse...

O vídeo nos mostra novas ferramentas tecnólogicas que irão ser substituida futuramente.Na aula de hoje pesquizei a palavra TIVO, nada mais é que que um decodificador de tv por assinatura compativel com um sistema de cabo e satélite,ou seja um mini computador capaz de gravar, armazenar e tocar video digital. Com os avanços tecnológicos e nessa busca de informações é preciso que ficamos sempre atualizados para podermos ser inserido no mundo virtual.
Adeilza

Anônimo disse...

Na internet encontramos palavras que são específicas dessa ferramenta.Mas basta uma pesquisa para termos esclarecimentos acerca dos termos.
A internet é um meio de grande perspectiva para a humanidade, facilitando a comunicaçãoe acesso a vários tipos de textos, oportunizando a pesquisa.
Lucimar Ferreira.

Anônimo disse...

e mail do curso Aprendizagem On Line 2009.2
mmelomacedo@yahoo.com.br
Maria Dalva de Melo Macedo

Anônimo disse...

Olá pessoal do curso Internet Aplicada à Educação, ai está meu e-mail onde todos voces podem me adicionar
adebibiza@yahoo.com.br
Um grande abraço
Adeilza

Anônimo disse...

Estou bastante animada com o curso. Hoje vimos muito conteúdo, termos novos...
Adriana

Anônimo disse...

Gostei da aula de hoje. Mesmo usando a internet há algum tempo, muitos termos técnicos e recursos eram desconhecidos por mim.
Wlisses Guerra de Medeiros

Naíze costa disse...

bom!São tantas as informações, espero dar conta de tudo e realmente dominar o conteúdo.

Anônimo disse...

A aula de hoje foi muito produtiva...
O curso está sendo maravilhoso!
Hágla Kelys.

Anônimo disse...

A Internet2 ou UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development) é uma nova rede de computadores, muito mais rápida e econômica que a internet, e está em funcionamento no Brasil. Seu piloto, a Rede Rio 2, começou a operar no Rio de Janeiro em abril de 1999, dois meses depois de a internet2 ter sido lançada nos Estados Unidos. Voltada para projetos nas áreas de saúde, educação e administração pública, oferece aos usuários recursos que não estão disponíveis na internet comercial, como a criação de laboratórios virtuais e de bibliotecas digitais.


Conexão por linha comutada ou dial up (as vezes apelidada de Banda estreita em alusão a conexão Banda larga), é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefónica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do provedor de Internet (ISP, do inglês Internet Service Provider). A partir desse momento, o ISP encarrega-se de fazer o roteamento para a Internet ou à outras redes de serviço, como as antigas BBS. O dial-up geralmente usa os protocolos PPP e TCP/IP.


Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.


Um chat, que em português significa "conversação", ou "bate-papo" usado no Brasil, é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sítio web ou mensageiros instantâneos.


Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.


Site, sítio, website, websítio, sítio na Internet, sítio web, sítio na web, sítio electrónico (português europeu) ou sítio eletrônico (português brasileiro) é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, ou sítio onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.


Hágla Kelys

Anônimo disse...

Com o estudo do item "Noções básicas da Internet", deparei-me com termos novos. Os que me chamaram mais atenção foram:
- URL: endereço do site
- Worms: programa de solftwares qe utilizam a rede para se replicar e causar danos.
- Tags: códigos do HTML. Entre eles destaco: H1 a H6(tags de cabeçalho, da maior tamanho de fonte a menor, respectivamente); OL e UL(lista ordenada e desordenada, respectivamente); IMG(tag de imagem); HREF (tag para criar links).
Criei uma pasta em meus "favoritos" com os sites que pesquisei sobre o uso da internet na educação. Não tive dificuldades com esse item da atividade.
Estou gostando muito do curso. A cada dia aprendo mais...
Abraço a todos
Adriana

Anônimo disse...

Ápos o estudo sobre Noções Básicas de Internet,aprendi que ao pesquisarmos podemos usar símbolos que especifica ainda mais o que pretendemos.Os principais são +(de mais), -(de menos).Ele exclue(-) o que não for relevante e inclue(+) o que queremos.
Para fixar todos os conteúdos estudados,os Jogos de Conhecimento contribuiram muito.Uma forma divertida de fixar e revisar as noções básicas sobre Internet.Recomendo a todos.

Cursista Regina

Anônimo disse...

Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida.
Um blog típico combina texto,imagens e liks para outros blogs.

Anônimo disse...

pesquisei palavras bem simples que ouvimos falar com bastante frequência e terminamos formando uma idéia do que seja mas não temos certeza se corresponde.Uma delas foi Web que cheguei ao seguinte conceito:ambiente multimídia internet, também conhecido como www ou conjunto de páginas ou lugar no ambiente web da internet.Para mim o conceito ainda ficou um pouco vago mas acho que entendi.

Anônimo disse...

Se refere a uma rede de computadores sen necessidade de uso de cabos.antnelen

Anônimo disse...

Após a aula sobre NOÇÕES BÁSICAS DE INERNET,algumas palavras novas surgiram,como por exemplo:BUG- é um erro no funcionamento comum de um software,também chamado de falha na lógica programacional de um programa;
PLUGINS- é um aplicativo extra do tipo software que seu navegador utiliza para mostrar tipos específicos de mídia.

cursista Regina

Anônimo disse...

Boa tarde caros professores(as)! A enciclópedia virtual WIKIPÈDIA é uma excelente ferramenta de pesquisa para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o mundo virtual!

Hágla Kelys.

15 de março de 2010

Anônimo disse...

Boa tarde! aprender como se faz a pesquisa avançada nos ajuda a "filtrar" informações mais precisas sobre determinados asuntos.

Hágla Kelys